O VIII Encontro Internacional sobre Educação Artística, acolhido na Universidade Eduardo Mondlane, através da Escola de Comunicação e Artes (ECA/UEM), surge na sequência do compromisso que o Grupo de Estudo sobre Ensino Artístico em Moçambique assumiu aquando da presença desta delegação e apresentação no anterior encontro (Cabo Verde, 2021). Na ocasião, sublinhou-se a necessidade de dar continuidade ao debate iniciado, no que diz respeito aos desafios da educação artística na CPLP, enfocando no entendimento das forças e das fragilidades instaladas nas práticas de Ensino Artístico em Moçambique e abrindo à sub-região da Comunidade de Desenvolvimento de África Austral (SADC).
O VIII Encontro Internacional sobre Educação Artística irá decorrer nos dias 15, 16 e 17 de Novembro de 2023, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (ECA-UEM), de forma presencial, na cidade de Maputo, Moçambique e online.
A genealogia deste Encontro remonta ao relacionamento iniciado em 1996 pelo movimento intercultural IDENTIDADES dentro da CPLP. O IDENTIDADES_Coletivo de Ação - Investigação que se instala no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS), sediado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), assumiu a realização bianual deste encontro em colaboração com pessoas e instituições dos vários contextos com quem se mantém relacionamento desde então. A história iniciou-se em 2010, no Mindelo, ilha de São Vicente, Cabo Verde, passando pelo Porto, Portugal; Cariri, Brasil; Tondela, Portugal; Ceará, Brasil. É na 8ª edição que nos encontramos em Maputo, Moçambique.
Considerando o papel relevante da Universidade Eduardo Mondlane, nos termos da sua missão, na organização e realização do 8 ei_ea pretende-se:
Os/As autores/as devem apresentar os resumos das comunicações, expondo claramente os objectivos, metodologia, resultados e, nas conclusões, enfatizar o que de novo existe como resultado do trabalho de investigação, suas implicações e potenciais aplicações.
A submissão dos resumos é feita no formulário criado para o efeito. No caso de existir mais de um/a autor/a indicar na plataforma qual é responsável pela correspondência.
Os resumos devem ser elaborados com a seguinte organização textual: espaçamento simples entre linhas, tipo de letra Times New Roman, tamanho 12 com um máximo de 250 palavras, 3-4 palavras-chave separadas por vírgula.
A página deverá ser do tamanho A4, com formatação de margem superior e esquerda de 3,0 cm; a inferior e direita de 2,0 cm.
O resumo deve conter o título em letras maiúsculas.
O título deve expressar exactamente o conteúdo do resumo, deve ser curto e descritivo e não deve conter nenhuma abreviação.
Os nomes da ou das pessoas que assumem a autoria devem incluir o nome próprio e o apelido por extenso, sem incluir os títulos académicos. Os nomes das pessoas devem ser separados por vírgula.
O corpo do resumo deve conter os objectivos, metodologia, resultados e conclusões.
No acto da submissão, deve indicar a modalidade da sua comunicação: apresentação oral ou outro.
As propostas devem indicar um dos eixos temáticos:
Língua
Os resumos e os textos completos podem ser apresentados em Português ou em Inglês.
Para inscrição no 8ei_ea (com ou sem comunicação), por favor, preencha o formulário neste link.
Versão digital do Programa 8ei_ea
(versão impressa será disponibilizada no evento)
Versão digital do Programa 8ei_ea
(versão impressa será disponibilizada no evento)
Doutor em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo e Licenciado em Linguística pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), é Professor de Literaturas e Metodologias de Investigação na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UEM, e Professor convidado de diversas universidades moçambicanas e estrangeiras. Foi Director da Escola de Comunicação e Artes da UEM (2010-2015), do Semanário moçambicano Sol do Índico (2014-2015) e do mensário Sol do Índico (2016-2017). Publica regularmente sobre narrativa moçambicana, música, cinema e teatro moçambicanos. Desde 2014, é Presidente do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa. É membro do Conselho Científico Internacional dos e-cadernos do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, da revista Portuguese Literary & Cultural Studies do “Center for Portuguese Culture and Studies”, da University of Massachusetts-Darmouth. Membro do Júri do Prémio Camões 2019-2020, do Oceanos Prémio de Literatura em Língua Portuguesa 2020-2021 e 2023, foi curador deste para Moçambique - 2022.
Doutorada em Literaturas e Culturas em Língua Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa; docente na Universidade Católica de Moçambique. Autora das obras Moçambique, Margem Sul: arte, interculturalidade e outros textos (2022), Entre Margens: diálogo intercultural e outros textos (2020); Letras e Palavras: convivência entre culturas na literatura moçambicana (2020) e Entre o Índico e o Atlântico: ensaios sobre literatura e outros textos (2013); manuais de ensino; artigos publicados em Moçambique e no estrangeiro. Co-autora dos livros: Cultura e Identidade Organizacional: um diferencial para a competitividade das empresas moçambicanas (2008); Seis reflexões sobre o cânone literário moçambicano (2019); Dicionário Português-Bitonga-Português (2007), com compêndio gramatical. Investigadora associada ao Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa (2014); ao Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão/Universidade de Lisboa (2019) e ao Grupo de Pesquisa Moçambique e Africanidades/Universidade Federal da Paraíba (2020). Colabora no jornal 7 Margens e na Fundação Fernando Leite Couto. Orcid.
Para informações adicionais contacte via: ei.educacaoartistica@gmail.com