7º Encontro Internacional sobre Educação Artística

7º Encontro Internacional sobre Educação Artística

Apresentação Estudo em Cabo Verde Estudo em Moçambique Programa Submissões Inscrições Organização Apoio

Apresentação

A partir de um relacionamento iniciado em 1996, o ‘IDENTIDADES_movimento intercultural’ estabeleceu cumplicidades com instituições educativas dentro da CPLP. Desde então o IDENTIDADES_Colectivo de Acção/Investigação (ID_CAI), do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS), sediado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), assumiu a organização bianual de um encontro descolonial, de reflexão e discussão sobre a complexidade que a Educação Artística nos países envolvidos enfrenta.

Assim, realizaram-se, até hoje:

A suspensão do 6ei_ea antecipou a vontade de se organizar, já em 2021, um novo encontro. Nasce assim a organização do 7ei_ea, que adota a forma de um Encontro/Estudo.

O 7ei_ea será realizado na FaED | Uni-CV Faculdade de Educação e Desporto de Cabo Verde e propõe-se estimular e contribuir para os processos de reestruturação do Ensino Artístico desejados em Cabo Verde e em Moçambique, conferindo-lhes um tempo intenso de estudo e discussão, mobilizando para a sua discussão professores/investigadores/estudantes e decisores políticos da ampla geografia da CPLP.

Contexto

As transformações societais deste princípio de século, marcadas por novos modos de construção de subjectividades e pela dinâmica da evolução das tecnologias de comunicação, evidenciam a urgência em se entender a complexidade da Educação Artística e, em particular, a insuficiência da presença do Ensino Artístico face aos desafios do desenvolvimento sustentável e da construção de sujeitos plenos e interferentes no devir das comunidades.

Cabo Verde e Moçambique, como países independentes, apresentam na breve história do Ensino Artístico um percurso que é tratado nesta proposta como objecto de estudo. Em particular os movimentos existentes de reorganização curricular e educativa em curso nestes países estimulam uma abordagem cruzada, incisiva e abrangente no quadro da CPLP, entendida num plano de colaboração franca e descolonial.

Objectivo

O 7ei_ea pretende identificar e entender as forças e as fragilidades instaladas nas práticas de Ensino Artístico em Cabo Verde e em Moçambique, no enquadramento de uma construção epistemológica atenta à implicação da Educação Artística na formação de sujeitos socialmente interventores no devir de comunidades, produzindo propostas de reestruturação face às necessidades de inovação e actualização potencialmente antidiscriminatórias e promotoras do seu desenvolvimento sustentável.

O Estudo/Encontro persegue os seguintes resultados:

Formato

Este 7ei_ea assume o modelo de um Estudo/Encontro, configurando um processo organizado em fases: