Apresentação
A partir de um relacionamento iniciado em 1996, o ‘IDENTIDADES_movimento intercultural’ estabeleceu cumplicidades com instituições educativas dentro da CPLP. Desde então o IDENTIDADES_Colectivo de Acção/Investigação (ID_CAI), do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS), sediado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), assumiu a organização bianual de um encontro descolonial, de reflexão e discussão sobre a complexidade que a Educação Artística nos países envolvidos enfrenta.
Assim, realizaram-se, até hoje:
- ei_ea, no MINDELO_Escola Internacional de Arte, Cabo Verde;
- 2ei_ea, 2012, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal;
- 3ei_ea, 2014, na Universidade Regional do Cariri, Brasil-CE;
- 4 ei_ea, 2016, de novo em Cabo Verde (Mindelo, S. Nicolau e Santo Antão);
- 5ei_ea, 2018, na Associação Cultural e Recriativa de Tondela – ACERT, Portugal;
- 6ei_ea, 2020, na Universidade Estadual do Ceará (não realizado por efeito da pandemia – Covid-19, resultando, no entanto da publicação de um e-book).
A suspensão do 6ei_ea antecipou a vontade de se organizar, já em 2021, um novo encontro. Nasce assim a organização do 7ei_ea, que adota a forma de um Encontro/Estudo.
O 7ei_ea será realizado na FaED | Uni-CV Faculdade de Educação e Desporto de Cabo Verde e propõe-se estimular e contribuir para os processos de reestruturação do Ensino Artístico desejados em Cabo Verde e em Moçambique, conferindo-lhes um tempo intenso de estudo e discussão, mobilizando para a sua discussão professores/investigadores/estudantes e decisores políticos da ampla geografia da CPLP.
Contexto
As transformações societais deste princípio de século, marcadas por novos modos de construção de subjectividades e pela dinâmica da evolução das tecnologias de comunicação, evidenciam a urgência em se entender a complexidade da Educação Artística e, em particular, a insuficiência da presença do Ensino Artístico face aos desafios do desenvolvimento sustentável e da construção de sujeitos plenos e interferentes no devir das comunidades.
Cabo Verde e Moçambique, como países independentes, apresentam na breve história do Ensino Artístico um percurso que é tratado nesta proposta como objecto de estudo. Em particular os movimentos existentes de reorganização curricular e educativa em curso nestes países estimulam uma abordagem cruzada, incisiva e abrangente no quadro da CPLP, entendida num plano de colaboração franca e descolonial.
Objectivo
O 7ei_ea pretende identificar e entender as forças e as fragilidades instaladas nas práticas de Ensino Artístico em Cabo Verde e em Moçambique, no enquadramento de uma construção epistemológica atenta à implicação da Educação Artística na formação de sujeitos socialmente interventores no devir de comunidades, produzindo propostas de reestruturação face às necessidades de inovação e actualização potencialmente antidiscriminatórias e promotoras do seu desenvolvimento sustentável.
O Estudo/Encontro persegue os seguintes resultados:
- Elaborar propostas de desenvolvimento estratégico do ensino artístico de Cabo Verde e de Moçambique no enquadramento no ensino profissionalizante;
- Determinar um plano de deslocação do Estudo/Encontro para outros países da CPLP;
- Dinamizar o relacionamento e a cooperação no estabelecimento de uma REDE para a proliferação/criação de parcerias;
- Produzir conteúdos e promover a disseminação dos resultados gerados (Relatório final do 7ei_ea; edição de um livro resultante das reflexões epistemológicas promovidas no Encontro; divulgação em open acess debates do Encontro por streaming; apresentação em fóruns científicos internacionais dos resultados do Estudo/investigação; publicação de artigos resultantes do Estudo/investigação em revistas de circulação internacional).
Formato
Este 7ei_ea assume o modelo de um Estudo/Encontro, configurando um processo organizado em fases:
- Uma inicial e prévia ao 7ei_ea, centrada no estudo do Ensino Artístico de Cabo Verde e de Moçambique, organizada em grupos de trabalho, utilizando plataformas de trabalho presencial e on-line, constituídos por investigadores, professores, estudantes, decisores políticos de Cabo Verde e de Moçambique, com a participação de outros investigadores/professores da CPLP. A estes dois grupos confere a responsabilidade de transportar para o 7ei_ea os resultados do seu trabalho, propiciando uma discussão informada e alargada das práticas e epistemologias do Ensino Artístico em Cabo Verde e em Moçambique;
- Uma segunda fase, da realização do evento, presencial e por videoconferência (decorrente da persistente pressão da pandemia - COVID_19), que organiza a apresentação dos resultados dos dois grupos de trabalho (GT_CV e GT_Mz) e a sua discussão alargada; a apresentação de comunicações de oradores convidados; e a apresentação de comunicações aceites pela Comissão Científica e resultantes de um edital aberto e difundido largamente (pretende-se discutir, a partir das comunicações que apresentem experiências educativas e de investigação singulares, os possíveis contributos e relações no contexto temático do Encontro). No evento haverá espaço para apresentações performativas e o relacionamento com os saberes e sabores de Cabo Verde, de Moçambique e da CPLP.