Programa
Atenção aos fusos horários: O programa refere o tempo (as horas) em Cabo Verde. A partir do horário assinalado com horas de Cabo Verde, serão menos duas horas no Brasil, mais duas horas em Portugal e mais três horas em Moçambique.
Dia 3 de Outubro
- Acolhimento prévio – ‘assada d’pex’ em Norte de Baía (opcional)
Dia 4 de Outubro
- Streaming — Abertura + Conferência de abertura:
- https://youtu.be/x468qrqp0K4
- 08h30 — Acolhimento e registo, na FaED-UniCV
- 10h00 — Abertura
- Sessão de Boas Vindas, presidida pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Dr. Abraão Vicente, com representantes das instituições organizadoras de Cabo Verde (CNAD, EICM, M_EIA, UNI-CV), representante do i2ADS/FBAUP e da delegação de Moçambique.
- 11h00 — Conferência de abertura
- Por Fabiana Vencezlau (Associação Quilombola de Conceição das Crioulas, Brasil-PE)
- Almoço
- Streaming — Sessão de trabalho: o Ensino Artístico em Cabo Verde:
- https://youtu.be/JLfMLGuuxqk
- 14h30 > 18h30 — Sessão de trabalho: o Ensino Artístico em Cabo Verde
- Apresentação dos resultados do Estudo realizado pelos Grupos de Trabalho:
- – Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design
- – Ensino Artístico Formal — pré-Escolar e Ensino Básico; Ensino Secundário e Ensino Técnico (EICM), Ensino Superior (M_EIA e FaED – UniCV)
- – Centro Cultural do Mindelo
- Debate
Dia 5 de Outubro (sessões simultâneas em regime presencial e virtual)
Sessões Online – Apresentação de comunicações em regime virtual
Plataforma zoom, com horários de Cabo Verde.
- 08h00 > 09h15 — mesa 1. moderação de Tiago Assis
- Streaming mesa 1: https://youtu.be/aubLFAVCGiI
- – Cacilda Chivai — Aplicabilidade da geometria computacional para regular a forma das figuras do design da capulana em Moçambique.
- – José Hoguane — Estudo do potencial da Banda Desenhada na conservação e divulgação de estórias, contos e lendas tradicionais nas comunidades moçambicanas.
- – Liliana Alves Couto — Cabo Verde – algumas interrogações em torno da territorialidade.
- 09h15 > 10h30 — mesa 2. moderação de Bruno Pereira
- Streaming mesa 2: https://youtu.be/J1B7PJ-cMSQ
- – Ivan Maia de Mello — A Educação Artística Corpoética.
- – Lucas Oliveira — Outras vozes no museu e na escola: reflexões a partir do arquivo de áudios para professores na exposição Histórias Afro Atlânticas do MASP em 2018.
- – Felínio de Sousa Freitas — Para uma outra leitura de mundo por meio dos livros e dos saberes decoloniais do Orixá Exu.
- 10h30 > 11h45 — mesa 3. moderação de Edite Colares>
- Streaming mesa 3: https://youtu.be/4v1JHGQhTzk
- – Rosália Menezes — Arte de Mulheres: estratégias estéticas de subversão da ordem de dominação.
- – Luana Andrade — Barcos Possíveis, Pedagogias da Deriva.
- – Luciana Lucena — O corpolítico - a angústia de uma vocalidade e o treinamento da escuta. O ninho e o vôo pela garganta.
- 11h45 > 13h00 — mesa 4. moderação de Ana Paz
- Streaming mesa 4: https://youtu.be/HG5BDQiBMnY
- – Luis Muengua, Orquídea Coelho e Jorge Pinto — Ensino de conteúdos artísticos e o desenvolvimento de competências cognitivas: a surdez como realidade biossocial.
- – Renata Maria — A importância dos materiais didáticos educativos/artísticos para as aulas de artes no ensino básico.
- – Vasco Cardoso, Mário Gonçalves Fernandes e Carlos Rodrigues — Territórios, Desenhos e Identidades.
- 13h00 > 14h00 — mesa 5. moderação de Luana Andrade
- Streaming mesa 5: https://youtu.be/x9TFU4jGpZg
- – Rocio Polanía Farfán — Arte Indígena Actual en la Región Sur de Colombia.
- – Karina Bastos — Partilha da primeira experiência: (Re)conhecer Pancho Guedes num projeto (trans)educativo.
Sessões Presenciais – Apresentação de comunicações
- 08h00 > 09h15 — mesa 6. moderação de Henrique Vaz
- – Victor Sala e Brith Lokken — Formação Vocacional v Ensino Artístico formal: Duas realidades movidas pela(s) cultura(s).
- – Carlos Santos — Cabo Verde - Apreciação estética e artística das artes do continente.
- – Inês Barreira e Valentina Pereira — Os discursos salvacionistas presentes nas parcerias entre instituições e artistas: pode o artista subverter a figura do salvador?
- 09h15 > 10h30 — mesa 7. moderação de Celeste Fortes
- – Flávia Lira — Formas parideiras de outras formas: relatos, vivências e experimentação artística com a argila.
- – Margarida Dias e Lurdes Gomes — Ilustrar identidades - dois manuais escolares atuais de Cabo Verde.
- – Maria Suzete Bila — Imaginação e criatividade como fonte da justiça social.
- Pausa
- 11h00 > 12h15 — mesa 8. moderação de Alice Duarte
- – Amanda Midori e José Carlos de Paiva — As missões técnicas de apoio à criação do “Curso de Artes e Ofícios” na Escola Industrial e Comercial do Mindelo em 1989 e 1990: uma conversa com Elvira Leite e José Carlos de Paiva.
- – Gabriela Carvalho — Tudo que não aprendi numa escola de artes [ou um relato sobre o Festival Camelo de Arte Contemporânea].
- 12h00 > 12h30 — mesa 9. moderação de Samuel Guimarães
- – Catarina S. Martins — Escrever histórias outras da educação artística: leitura e discussão em torno do texto ‘Margaret Trowell’s School of Art or How to Keep the Children’s Work Really African’, da autoria de Emma Wolukau-Wanambwa.
- Almoço
- Streaming — Apresentação de comunicações (mesa 10):
- https://youtu.be/9ApoxhADBws
- 14h30 > 15h45 — mesa 10. moderação de Carlos Santos
- – Tiago Pinho — Bioimages na educação artística: Como podem as tecnologias de fabricação digital fazer-nos escutar os ecos do passado, refletir o presente e desenhar um outro futuro?
- – Fabrício Fava, Camila Mangueira e Miguel Carvalhais — Aproximações entre a Educação Artística e o Design Thinking no contexto pandêmico.
- – Rodrigo Cordeiro — (Des)Perto de Mim o Outro – Macaronésia Sonora.
- Pausa
- Streaming — Roda-de-Conversa: debate sobre o ensino artístico em Cabo Verde:
- https://youtu.be/ry9UBHhvYXc
- 16h30 > 18h00 — Roda-de-Conversa: debate sobre o ensino artístico em Cabo Verde
Dia 6 de Outubro
- Streaming — Sessão de trabalho: o Ensino Artístico em Moçambique:
- https://youtu.be/ObtvHwi0IeE
- 08h30 > 12h30 — Sessão de trabalho: o Ensino Artístico em Moçambique
- Apresentação dos resultados do Estudo realizado pelos Grupos de Trabalho:
- – Universidade Eduardo Mondlane - Escola de Comunicação e Artes (ECA)
- – Universidade Pedagógica: Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes (FCLCA; Faculdade de Engenharia e Tecnologias (FET)
- – Servico Provincial de Assuntos Sociais da Província de Maputo (SPAS)
- – Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC)
- – Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação (INDE)
- – Associação Cultural MoNo (AC MoNo)
- – Escola Nacional de Artes Visuais (Percurso, Desafios e Perspectivas)
- Debate
- Almoço
- Streaming — Conferência de encerramento + Mesa-Redonda: discussão de resultados:
- https://youtu.be/nOj4rn-0Vbg
- 14h30 — Conferência de encerramento
- Por Bruno Sena Martins (CES/Universidade de Coimbra)
- 16h00 > 17h30 — Mesa-Redonda: discussão de resultados do Encontro
- Membros com Comissão Científica e responsáveis das entidades de tutela
- Encerramento
Dias 7 e 8 de Outubro
- Extensão do encontro
- Ilha de Santo Antão